sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Rituais.

 
Tenho rituais. Para ser mais precisa, as mulheres da família têm rituais, ancestrais, se faz favor. Não é como quem chega agora assim caído do nada e inventa um ritual. Não, nada disso. As mulheres do lado materno da família, têm rituais desde sempre. Há séculos. As nossas raízes estão na Bretanha, e tudo leva a crer que houve "bruxas" na família. Apesar de perseguidas pela inquisição, conseguimos sobreviver. Por isso é que ainda cá andamos, e por isso é que continuamos a ser bruxas, umas mais que outras, é verdade, mas bruxas na mesma ;) E não, não somos daquelas bruxas feias, más e vestidas de preto, para quem tinha dúvidas. Somos sexy, trendy e fashion e gostamos particularmente de sapatos Manolo Blahnik, Louboutin e Jimmy Choo, e malas Hermés.
E, dizia eu, temos rituais. Aos quais é proibida a presença de homens. E um dos rituais instituído, é a hora do café. Por norma a meio da tarde. As que já estão em casa, preparam as chávenas, as toalhas de mesa, os guardanapos, os bolos, biscoitos e chocolates (o que vale é que eu não gosto de coisas doces, e elas são moderadas, caso contrário seriamos o gang das bruxas obesas). Entretanto, as restantes mulheres do clã vão chegando uma a seguir à outra, até a tribo estar completa. Umas já com filhos, outras sem, e a foto das que já nos deixaram, sempre por perto, porque apesar de já não estarem fisicamente presentes, sabemos que elas são os nossos anjos da guarda. Daí eu ter feito a tal tattoo no pulso, são as asas de um anjo. Representa todo/as que já fizeram parte da minha vida, mas que já não estão entre nós. E quando estamos todas presentes, falamos sobre as  nossas vidas, os nossos problemas, as mais novas pedem conselhos às mais "antigas" e estas por sua vez, pedem às mais novas, dicas sobre assuntos mais actuais. As receitas da avó e das tias, são muito úteis, as dúvidas sobre como educar e criar um filho, desaparecem ao fim de alguns segundos e dos sábios conselhos daquelas que já são mães há mais tempo. É um momento só nosso, um casulo onde podemos ser nós próprias, sem medo de sermos julgadas. É um momento privilegiado que adoro e que me faz falta sempre que estou longe do clã.



 
NOTA : Para quem está interessado, há um manual de bruxas, mas este tem de passar de mãe para filha. Depois coloco algumas fotos do manual aqui no blog, assim só para as mais curiosas ;)
NOTA 2 : Para quem tinha dúvidas : as bruxas não existem mesmo, estou a brincar. Existem sim, é mulheres com 6º sentido, com um certo dom para prever e antecipar acontecimentos ou situações. Queres saber se és bruxa? Fácil! Se sabes fazer infusões, se sabes os nomes das plantas e as suas utilizações, se sabes decifrar os sonhos e se gostas de gatos pretos, é porque és bruxa ;)
A Maya não é bruxa, nem vidente, é uma bruaca mesmo...VIP e toda enxuta, é certo, mas é bruaca na mesma.
 
Nota explicativa - Bruaca - Termo carinhoso para designar alguém que gostamos muito, mesmo, mesmo muito.

3 comentários:

  1. que ritual lindo:o convívio com a família!

    ResponderEliminar
  2. A Maia é uma grande vidente LOlll nem sei como há pessoas que caem nas mentiras dessa mulher...

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar

Comentários? Só se forem inteligentes ou pertinentes, se não for o caso...NEXT!