terça-feira, 30 de junho de 2015

Chef en cuisine # 88 - Quiche beterraba & ricotta * Quiche betterave & ricotta

Tenho tantas, mas tantas receitas boas para vos apresentar, que nem sei por onde começar. Este sol de verão dá-me ideias para novas conjugações de sabores e cores. Há combinações que podem parecer estranhas, mas depois de provar, é devorar até à última migalha. Esta quiche é o exemplo disso. Para quem pensa que não gosta de beterraba, ponham os preconceitos de lado e arrisquem fazer algo que saí da vossa zona de conforto. Não, não sabe a terra e conjugada com os sabores certos, não fica longe da perfeição.
E uma dica, na Páscoa, se cozerem as beterrabas juntamente com ovos,estes adquirem uma tonalidade rosa muito interessante e ficam com a decoração perfeita para a mesa de Domingo. A imaginação é o limite.





Ingredientes/Ingrédients:

*1 rolo de massa quebrada ou vejam a minha massa homemade Aqui / 1 rouleau de pâte brisée
*1 beterraba grande cozida ou 2 pequenas / 1 grande beterrave cuite ou 2 petites
*2 ramos de tomilho / 2 brins de thym
*150g de ricotta
*3 ovos / 3 oeufs
*Azeite / huile d'olive
*20 cl de creme de farro / 20 cl de crème d'épautre
*1 colher de sopa de açúcar mascavado / 1 cuil. à soupe de sucre roux
*1 colher de sopa de vinagre balsâmico / 1 cuil. à soupe de vinaigre balsamique
*sal&pimenta / sel&poivre

Preparação/Préparation:

1 - Coloque a massa quebrada numa forma e coloque no frigorífico durante 30 minutos / Dérouler la pâte dans un moule et reserver ao frigo pendant 30 minutes.

2 - Aquecer o forno nos 180º. Descascar e cortar as cebolas. Colocar ao lume com um pouco de azeite até ficarem cozidas. Adicionar a colher de sopa de açúcar mascavado e deixar caramelizar mexendo sempre para não queimar. Juntar o vinagre balsâmico e mexer. Colocar sal e pimenta e juntar o tomilho. / Cheuffer le four sur th 6. (180º). Peler et ciseler les oignons. Les faire fondre à la poêle dans de l'huile d'olive puis le poudrer avec le sucre roux. Laisser caraméliser en remuant sans cesse.  Asperger le vinaigre balsamique. Saler et poivrer. Parsemer le thym effeuillé.

3 - Descascar e cortar as beterrabas em rodelas. Bater os ovos com o creme de farro, sal e pimenta. Colocar a beterraba no fundo da forma. Adicionar a cebola caramelizada e colocar a ricotta em migalhas. Por cima, colocar o creme de faro e ovos. Colocar no forno e deixar cozer durante 40 a 45 minutos / Peler et couper la beterrave en lamelles. Battre les oeufs et la crème d'épautre, du sel et du poivre. Deposer la beterrave sur le fond de la tarte. Ajouter les oignons et la ricotta. Napper de crême aux oeufs. Glisser ao four et laisser cuire 40 a 45 minutes.

Bon appétit!!


24 comentários:

  1. E eu adoro as tuas ideias, combinações e invençoes minha querida!
    Obrigada por partilhares mais esta receita aqui!!
    Beijinho enorme para ti e para o piratinha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem de quê Catarina :)
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  2. Confesso que eu sou esse tipo de pessoa preconceituosa com a beterraba.
    Esta receita deixou-me curiosa, e sou bem capaz de a experimentar porque gostei muito do resultado final.
    Essa dos ovos, por acaso já sabia e costumo usar.

    ResponderEliminar
  3. Comia já, à vontade, 3 fatias disso :P!!

    ResponderEliminar
  4. que combinação tão bom, e o aspeto fala por si, ficou maravilhosa, a cor é excelente.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Ai! Que bom! Vou experimentar, sim.
    Beijinhos, querida

    ResponderEliminar
  6. Eu sei como é essa sensação, nem imaginas a quantidade de papéis que andam atrás de mim, com ideias de receitas, e outras tantas marcadas nos livros e nos blogs que sigo para fazer. O verão está cheio de coisas boas e a vontade de petiscar é sempre grande.
    Eu adoro beterraba, tenho a certeza que vou adorar quando fizer esta tarte! Esse creme de farro deixou-me intrigada e curiosa, já sabes como sou!! Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois sei Inês, sempre com ideias na cabeça, e o gosto de experimentar novos sabores e novos ingredientes. Uma vida não chega para fazer tudo aquilo que queremos, não é? Vamos juntar-nos e abrir um laboratório de sabores onde podemos dar asas à imaginação. Seria um sucesso ;)
      Beijos

      Eliminar
  7. Praia de Altura, no Sotavento algarvio. É o paraíso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nina. Tenho de ir lá um dia. Acho que vou adorar :)
      Beijos

      Eliminar
  8. Oi! mudei de link e acho que tens de seguir de novo para receberes as notificações :( não sabia que isto ia acontecer. beijinho

    ResponderEliminar
  9. Beterraba primeiro estranha-se depois entranha-se. Comecei a usar em sumos e fiquei completamente viciada, bebo sempre!

    ResponderEliminar

Comentários? Só se forem inteligentes ou pertinentes, se não for o caso...NEXT!