quinta-feira, 3 de abril de 2014

Chef en cuisine #52 - Salada primaveril

Tantas receitas boas que tenho feito ultimamente, e tantas fotografias de coisas boas e bonitas que tenho para vos mostrar, que nem sei por onde começar. É mesmo primavera! Apesar de alguma chuva e algumas nuvens que teimam em pintar o céu de cinzento, estamos definitivamente na Primavera. Porque esta vontade toda que tenho de cor, de mudança, de novas decorações, de preparativos para a Páscoa e ganas de devorar o mundo, são sensações que só mesmo a Primavera me consegue fazer sentir. Estou em pulgas para que venha definitivamente o sol, os passeios, as viagens de fim de semana, as férias, enfim, tudo o que pode proporcionar momentos de ainda maior felicidade e ainda mais alegria com família e amigos. Sempre fui uma pessoa optimista, feliz e zen, e nunca pensei que o pudesse ser ainda mais. Mas sim, isso é possível, e tudo graças a um pequeno rapaz chamado Lucas, que me enche o coração de alegria, e os meus olhos brilham cada vez que ele me faz um daqueles sorrisos capaz de derreter um cubo de gelo. Acho que o meu coração vai explodir!!

Mas chega de conversa mole, este post tinha como intuito falar de uma receita fresca e colorida, para animar estes dias assim-assim. Ora bem, enquanto não chega o sol, façam esta salada, que é como ter um pouco de verão no prato.

Ingredientes:

* Funcho + rabanetes + tomate cereja + maçã + passas de uva + pinhões + caju + 1 laranja para o sumo + mel + vinagre balsâmico + azeite, sal & pimenta.

Preparação :

* Cortar todos os ingredientes às rodelas, ou quadrados, ou fatias, conforme mais gostarem, excepto os pinhões, passas e cajus que vão ser utilizados inteiros.

* Torrar os pinhões e os caju numa frigideira a seco, tendo o cuidado de não queimarem. Retirar do lume e deixar de lado.

* Colocar os legumes numa saladeira juntamente com as passas e regar com o sumo de laranja, adicionar uma colher de sopa de mel, ou mais, é de acordo com o gosto de cada um. Mexer e deixar repousar cerca de 10 minutos.

* Ao fim de 10 minutos, adicionar os pinhões, os cajus, regar com um fio de azeite e vinagre balsâmico, colocar sal e pimenta, mexer e saborear.











Bon appétit!

8 comentários:

  1. Que optimo aspecto e uma boa sugestão para a nossa primavera que insiste andar escondida.

    Bj linda!

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto maravilhoso. :) Tu fazes cada comer, deixas-me mesmo com água na boca! ;)

    Um beijinho grande aos dois *.*

    ResponderEliminar
  3. Aspeto ótimo! Receita leva e fresca :D

    ResponderEliminar
  4. Uma óptima sugestão, um colírio para o olhar...Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Primeiro, és uma linda! Obrigada!
    Segundo, estou quase vegetariana com as tuas propostas!
    Estão bem, lindos e crescidos?
    Beijinhos, querida.

    ResponderEliminar
  6. Ao menos no nosso prato podemos receber a Primavera!
    Ando mesmo com vontade de pratos assim mais leves e diferentes, que nos animem.
    E adorei o texto, a parte do Lucas, dá que pensar, eu ainda não tenho filhos, mas imagino como tudo muda depois, e as alegrias que eles no dão.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Fazes sempre coisas tão bonitas Doyle!!
    E obrigada pelas tuas palavras. Normalmente não sou sombria, mas tenho andado aqui numa fase difícil...

    ResponderEliminar
  8. obrigada! Ontem deram-me funcho e não sabia o que fazer com ele!

    ResponderEliminar

Comentários? Só se forem inteligentes ou pertinentes, se não for o caso...NEXT!