terça-feira, 4 de março de 2014

Chef en cuisine # 50 - Bugnes de carnaval

Há duas festas por ano que eu abomino, mas é mesmo daqueles ódio do mais profundo do meu ser, a passagem de ano e o carnaval. Mas como todas as desculpas são boas para dar um salto na cozinha e fazer uns doces que todos gostam, todos ou quase, vá...
Este tipo de doce não é de todo o meu preferido, mas a família parece gostar, não podia por isso, deixar de os fazer.
Bom carnaval!! :)

Bugnes de Lyon *
*=(uma bugne é parecido com uma filhós) 
 
 
 
 
Ingredientes:
 
* 500 g de farinha
* 100 g de açúcar

* 3  ovos
* 125 g de manteiga derretida

* 2 colheres de sopa de rum ou de água de flor de laranjeira

* 1 pitada de sal
 
Preparação :

* Colocar a farinha num recipiente juntamente com o sal e o açúcar.

* Partir os 3 ovos, começar a misturar acrescentando aos poucos a manteiga derretida, em seguida o rum ou a água de flor de laranjeira.

* Quando a farinha tiver sido absorvida, colocar o conteúdo do recipiente sobre o plano de trabalho previamente enfarinhado e amassar até obter uma massa homogénea. Deixar repousar durante uma hora.

* Alisar a massa até que esta tenha uns milímetros de espessura e recortar a massa em espécie de quadrados, aos quais são feitos uma fenda no centro, o que dá a estes bolinhos, a sua característica de bugnes de Lyon.
* Colocar estas formas num banho de óleo para fritar. Sabemos que estão no ponto, porque estas sobem até à superfície do óleo e adquirem uma cor dourada.

* coloca-las sobre papel absorvente, polvilhar com açúcar e canela ou outro ingrediente ao gosto de cada um, tal como mel, chocolate para barrar, etc, e servir.


 






 
 

15 comentários:

  1. olá , boa noite. acabei de olhar e ficar a pensar na pena que tenho de não poder mordiscar um desses bugnes de carnaval, pois parecem bem apetitosos. remédio? fazê-los. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola :)
      Sim, boa desculpa para ir para a cozinha ;), espero que tenham ficado bons.

      Eliminar
  2. não conhecia... pelos vistos há uma forte tradição de doces franceses dedicados ao carnaval. primeiro os crepes e agora os bugnes (o que a blogosfera me ensina!). por cá é só mesmo o lindo carnaval de torres vedras e o castelo branco a desfilar de rainha... também não sou fã de filhoses, da passagem de ano ou do carnaval, por isso estou contigo. e o lucas tem-se portado bem? come e dorme como deve ser? beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem gosto mais de crepes. Alias, tenho aqui umas receitas para colocar no blog, porque dia 2 de Fevereiro foi dia das candeias e em França temos a tradiçao de celebrar esse dia fazendo crepes, uma delicia :)
      Sim, o Lucas esta optimo, so chora mais de noite quando durante o dia houve alguma coisa de diferente na rotina dele, mas depois habitua-se e fica tudo normal, ja conseguimos dormir uma 6 ou 7 horas seguidas, e sim, o Lucas come muito bem, esta muito crescido :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Bonito de ver e delicioso para comer!! Ainda bem que o Lucas já te deixa ir para a cozinha!!! Beijinhos, Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Lucas tem a delicadeza de me deixar descansar e da-me tempo para eu fazer estas coisinhas ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu também detesto o Carnaval, mas se ele serve para te inspirar a fazer coisas dessas, venha ele :D

    ResponderEliminar
  5. Não te esqueceste do Halloween? :)
    Eu por mim dispenso todas, mas houve alturas em que adorei mascarar-me e estar com os amigos. Todas as desculpas são boas para conviver e cozinhar!
    Parecem os coscurões, é como aqui chamamos, e adoro!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso ate gosto do Halloween, deve ser a minha veia celta que ainda esta muito presente em mim ;), gosto muito do Halloween, pelas cores, pelas abobrinhas e pelos doces que podemos fazer nesse dia, os miudos adoram :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Tu não me estragues a vida que eu estou de dieta :P
    Tu é que és a rapariga indicada para me dar umas sugestões pouco calóricas para acalmar o monstro que vive dentro de mim e me pede chocolates, gomas e bolachas frequentemente... Tens por aí no teu portfólio de receitas maravilha alguma indicada? ;)

    estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um doce de quando em vez nao engorda, a seguir das uma corrida :)
      Ja te dei umas dicas, mas ainda estou a estudar o teu caso, depois dou feed back :)

      Eliminar
  7. Como tu, detesto o Carnaval e abomino a Passagem de ano.
    Filhós e fritos em geral, passo, mas essas têm muito bom aspeto.
    Estás boa? E o príncipe?
    Beijinhos para os dois, muitos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem nao gosto de fritos, mas foi um mimo para quem gosta :)
      Sim, Nina, comigo tudo bem e com o Lucas tambem, esta optimo :)
      Beijinhos para ti tambem

      Eliminar
  8. Eu em minha casa devo ser a única que gosta de filhoses, aliás adoro :)
    Assim não conhecia, mas parece-me divinal na mesma ;) Tu não falhas!
    Beijinho ao Lucas ;)

    R de Rita

    ResponderEliminar

Comentários? Só se forem inteligentes ou pertinentes, se não for o caso...NEXT!