A Ana Rita Moreira, do blog R de Rita, lançou-me um desafio. Criar um prato com alcachofras. Porque a Rita foi a Roma e deliciou-se com alcachofras, e porque eu adoro-as desde sempre. Daí termos ficado tentadas a criar um prato saboroso e que enalteça o sabor particular deste legume. Sempre que vejo uma alcachofra penso em Provença e sul de França, os tecidos e as cigarras típicas desta região. Este fim de semana, por um mero acaso, encontrei uma caixa onde tinha guardado estes tecidos e esta cigarra decorativa, e lembrei-me logo do desafio da Rita. Peguei em mim, fui comprar alcachofras e este foi o resultado...
Ingredientes: (Quantidades adequadas ao número de pessoas presentes)
* Alcachofras
* Cebolas
* Tomates secos
* Vinho branco
* pão tostado
* Ovos
* Salsa e salva
* Azeite
Modo de preparação:
* Cozer as alcachofras em água com sal e sumo de limão. Quando cozidas, retirar as "pétalas" e guardá-las à parte, podem mais tarde ser saboreadas em vinaigrette. Retirar a palha do coração das alcachofras e guardá-los de parte.
* Dourar a cebola num fio de azeite. Quando a cebola estiver transparente, colocar o tomate seco cortado em pedaços pequenos e deixar uns minutos. Ir mexendo. Colocar o vinho branco e deixar evaporar. Adicionar a salsa e a salva mexer e retirar do lume. Deixar arrefecer.
* Quando o preparado estiver morno, adicionar os ovos mexidos e o pão tostado previamente triturado no robot, mexer até ficar uma massa homogénea e colocar essa massa nos corações de alcachofra.
* Colocar 3 minutos no forno a 150º, apenas para aquecer e servir.
Coração de alcachofra aos sabores do Sul
::::::::::
::::::::::
Bon appétit?
Ficou com um aspeto maravilhoso :D! Ainda bem que a minha cunhada te desafiou :D
ResponderEliminarObrigada :)
EliminarPois foi, a Rita teve uma boa ideia.
Agora fico à espera de versão dela ;)
Deves ter imenso jeito para a cozinha tem tudo um aspecto fantástico =)
ResponderEliminarHá bem pouco tempo que me dedico a isto de cozinhar, aliás, foi uma das minhas resoluções para 2013, e até agora, estou a seguir à risca :)
EliminarMas é uma questão de ir procurando novos ingredientes, novas receitas, novas combinações de sabores, e muita leitura de livros de culinária, há uns tão bonitos, que apetece fazer tudo ;). As viagens também incentivam a experimentar novas sensações, e claro, o prazer pela decoração e fotografia também está ligado ao acto de cozinhar bem, bom e bonito :)
Obrigada pelo elogio :)
ora aí está uma coisa que não sei cozinhar, nem nunca provei! Obrigada pela dica!
ResponderEliminarTens de experimentar, é tão bom. O primeiro contacto podes não achar transcendental, mas depois de te habituares ao sabor, vais gostar de certeza. Para mim é algo que cozinho sem pensar, porque a minha querida mamã teve a delicadeza de me iniciar a todos os sabores quando eu era ainda bebé, e é raro aparecer um sabor desconhecido. Se precisares de algumas dicas de preparação, diz-me, terei todo o gosto em ajudar-te :)
Eliminaresta receita vai direitinha para a minha lista, deve ser muito bom!!
ResponderEliminar:D
EliminarSe é! Para lá de bom :)
Acho que nunca provei uma alcachofra :)
ResponderEliminarBj S
Há sempre uma primeira vez :)
EliminarAcho que nunca provei alcachofras, ou se provei estavam bem disfarçadas. Pelo que sei não é legumezinho para os gostos de todos - tem um sabor "peculiar" pelo que dizem... Mas a tua receita deu um prato com um belíssimo aspecto!
ResponderEliminarestenaoeumbloguedemoda.wordpress.com
Sim, quem prova pela primeira vez pode achar que é um sabor um tanto ou quanto "diferente", mas não é nada desagradável. E sim, nesta receita, o tomate seco, as ervas aromáticas e o vinho branco têm um sabor forte, o que acaba por atenuar o sabor da alcachofra. Mas eu sou fã de alcachofra, não vou conseguir dizer mal do "bicharoco" ;)
EliminarPor acaso não sou a maior fã de alcachofras, mas de vez em quando compro-as. Compraste frescas? Onde conseguiste?
ResponderEliminarEu adoro.
EliminarSim, comprei frescas, no Brio do Estoril, mas no mercado biológico de Cascais aos sábados de manhã, também costumam ter :)
Nunca comi alcachofras...!
ResponderEliminarTens de provar! :)
EliminarEpah, isso não se faz! Têm tão bom aspecto minha linda!
ResponderEliminarEu sei que ainda são 10h30 mas se eu tivesse isso aqui já comia! :)
Um beijinho****
O aspeto é divino, mas, envergonhada, confesso:
ResponderEliminarNunca provei alcachofras!
Beijo
E então? Ainda vais bem a tempo de as provar! Experimenta a minha receita, acho que vais gostar Nina :)
EliminarBeijos
Ola Doyle...
ResponderEliminarAcreditas que euzinha nunquinha na minha vida e olha que ja la vao uns bons anos nunca comi alcachofraas?? tenho uma curiosidade tao grande em provar que nao fazes ideia!!! Ficaram com um aspeto maravilhoso!!!
beijocas
Margarida
Olá Margarida. Não és a única, pelo que percebi, há muitas pessoas que nunca provaram uma alcachofra. Mas ainda estás a tempo. Quando encontrares, compra e faz esta receita, porque é fácil e fica super gostoso.
EliminarE obrigada pelo elogio :)
Beijinhos
Bem, isso é que foi rapidez ;)
ResponderEliminarRealmente a receita parece deliciosa e bem diferente das várias que experimentei em Roma! Vou fazer com toda a certeza e até já estive a ver vídeos no YouTube de como arranjar alcachofras :)
Ainda não consegui foi encontrá-las! Mas já deixei encomendado numa mercearia perto de casa... No El Corte Inglês deve ter, mas não tenho tido tempo para grandes voltas!
E acreditem mesmo que vale a pena experimentar! Se for bem preparada e cozinhada sabe muito bem ;)
Faltou-me agradecer-te a rápida resposta ao desafio :) e dar-te os Parabéns pela receita!
EliminarVamos ver o que vou conseguir fazer...
http://r-derita.blogspot.com
Foi um momento de inspiração que se me deu :)
EliminarAgora fico à espera da tua receita ;)