A chuva faz destas coisas. O céu cinzento, o frio que se faz sentir e os anos luz que nos separam da Primavera, tudo isto junto, levou-me a querer inventar algo doce, reconfortante e envolvente.
Estas verrines de biscoito, natas e avelãs, tiveram um grande sucesso. No final, pareciam um bando de gatos a lamberem os bigodes.
Por cada verrine, utilizei 4 biscoitos, neste caso foram bolachas de massa areada, mas pode ser feito com qualquer tipo de bolacha ou biscoito.
* Esmagar as bolachas num prato e adicionar várias colheres de sopa de licor de café.
* Colocar o preparado no fundo das verrines, como se fosse uma base de massa que irá mais tarde receber o recheio. Colocar no frigorífico. O interessante vai ser as diferenças de temperatura dos vários ingredientes, e de textura também.
* Mesmo antes de servir, fazer uma chantilly com natas e um pouco de açúcar aromatizado baunilha.
* Numa frigideira, colocar as avelãs aos pedaços e torrá-las. Quando o aroma das avelãs começar a pairar pela casa, adicionar açúcar de cana e deixar caramelizar.
* Colocar a chantilly sobre a base de bolacha, e no topo, as avelãs caramelizadas e servir.
::::::::::
::::::::::
Bon appétit!
Comia já um!!!
ResponderEliminarAh sim, este tipo de docinho, é a qualquer hora! :)
EliminarQuanta criatividade! Sinto um fascínio especial põe verrines e tenho um livro sobre o tema que comprei numa daquelas maravilhosas livrarias francesas.
ResponderEliminarQuanto ao livro Anna Karénina, estou de acordo contigo. Há partes bem monótonas. Mas, atravesso uma fase de exigência. Os escritores desconhecidos sao, na maioria dos casos um bluff! Estou farta de perder tempo lendo vernáculas merd@s! Vai daí, que me apeteceu apostar num clássico!
Beijo, chérie!
Beijinho Nina :)
Eliminar:O Adoro frutos secos caramelizados, tenho de experimentar as avelãs! Obrigada pelo inquérito!
ResponderEliminarEntão acho que vais gostar das avelãs assim :)
EliminarNão tem de quê.
Apesar de não estar muito frio, os dias andam cinzentos e tristonhos.
ResponderEliminarPedem conforto e um docinho!! :) Para nos animar e colorir os dias.
Que tacinhas tão boas, estão mesmo a pedir para meter a colher :)
Um beijinho.
Ginja, por aqui está muito frio. Entre o vento que vem de Sintra e o vento que vem do mar, aqui na linha de Cascais, está super frio!
EliminarEstas tacinhas são mesmo uma delícia, a mistura do frio da bolacha e da chantilly com o quente das avelãs, muito reconfortante ;)
Beijinhos.
hum.. estou a imaginar as avelãs, mas com um iogurte grego natural! Vou experimentar!
ResponderEliminarSim, com iogurte fica delicioso, eu também costumo servir iogurte grego mas com pistachios caramelizados, miam, miam :)
EliminarJ'ai justement une réserve de noisettes à utiliser. Je vais les faire caraméliser, ça va être délicieux !
ResponderEliminar