quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Chef en cuisine # 78 - Arenque defumado e batatas com molho gravad lax* Hareng fumé et pommes de terre sauce gravad lax

Ser mãe é maravilhoso. Já lá vão 10 meses de "pimpolho is in the houuuuuse!!", mas é uma tarefa que requer toda a minha atenção. Por isso mesmo, desde que o Lucas entrou na minha vida, tento sempre ter soluções que me permitam passar o máximo de tempo com ele. Tenho por isso optado por refeições saborosas mas muito fáceis e rápidas de fazer. Esta é de inspiração nórdica, que combina muito bem com dias de sol mas muito frios. A mim aquece-me a alma.


Ingredientes:
*200 gr de arenque defumado
*400gr de batatas

para o molho gravad lax:
*15cl de óleo de girassol
*2 colheres de sopa de vinagre de Xêres
*10gr de açúcar mascavado
*1 colher de sopa de mel de acácia
*1 colher de sopa de mostarda de Dijon
*4 colheres de sopa de endro picado
*pimenta preta e pimenta rosa moída na hora

Preparação:
*Preparar o molho gravad lax - numa tigela emulsionar o mel, o açúcar, a mostarda e o vinagre. Adicionar o sal,(pouco, porque o arenque é salgado), e as pimentas, e aos poucos ir adicionando o óleo de girassol como se faz com a maionese.
*Acrescentar o endro e colocar no frigorífico.
*Cortar o arenque em lamelas.
*Deitar metade do molho sobre o arenque, tapar e deixar marinar 1 hora no frigorífico.
*Lavar e descascar as batatas. Colocar ao lume para cozerem, pode ser em água ou a vapor. Podem colocar sal, mas não muito.
*Quando cozidas, cortá-las aos cubos.
*Colocar o restante molho gravad lax sobre as batatas ainda mornas, polvilhar com as pimentas preta e rosa e adicionar o arenque, mexer e servir.

Nota: É uma refeição que pode ser preparada na véspera, fica ainda mais gostoso. Para quem não come peixe, podem só ficar pelas batatas com este maravilhoso molho, e vão ver que ficam bem aconchegados e reconfortados, ou então fazer bifes de seitan, que com este molho fica uma perdição. Mas nesse caso, servir em separado.




Bon appétit!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Chef en cuisine # 77 - Bebida de chocolate com hortelã - Chocolate lovers

Dias de chuva pedem bebidas reconfortantes. Eu nunca gostei de chocolate quente e tenho horror de leite quente. Por isso, pensei numa alternativa, e surgiu esta bebida que foge ao tradicional chocolate quente. Depois de umas pequenas alterações nos ingredientes, penso ter encontrado uma bebida que vai agradar a muitos.



 Ingredientes:
*1 litro de leite de amêndoas
*180 gr de chocolate com 50/60% de cacau
*uma mão cheia de folhas de hortelã
*1 colher de sopa de maïzena

Nota : Para quem gosta de bebidas bem doces, pode adicionar 40 gr de açúcar ou adoçante à escolha, mas garanto que sem o açúcar fica óptimo.

Preparação:
*Colocar o leite de amêndoas numa caçarola e colocar ao lume até ferver.
*Retirar do lume e colocar as folhas de hortelã, deixar durante 15 minutos e retirar as folhas.
*Adicionar o chocolate, a maïzena diluída numa colher de sopa de água e o açúcar para quem deseja uma bebida mais doce. Deixar ao lume até ferver tendo o cuidado de mexer para diluir todos os ingredientes.
*Retirar do lume e servir.

Esta bebida pode ser servida quente ou gelada, e podemos substituir as folhas de hortelã por uma colher de sopa de raspas de laranja, biológica, claro.






Bon appétit!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Slow living - Um modo de vida

As pessoas têm cada vez menos tempo para o que é verdadeiramente importante. A  sociedade, o trabalho, as próprias pessoas  exigem que se viva constantemente a 100 à hora. Prazos de entrega, horários, pressões, limites, tudo criado pelo ser humano, tudo tem de ser já, agora, imediatamente. Ora, da última vez que vi, fazer um filho continua a demorar 9 meses, o Natal é em Dezembro, no verão há sol e continuamos a ter de nos alimentar para viver. Então expliquem-me por que razão tantas pessoas se lamentam por falta de tempo?? Compreendo que as prioridades sejam diferentes de pessoa para pessoa, mas há que relativizar e dar prioridade ao que é realmente importante. Durante a hora de almoço, em vez de irem ver as montras, vão para um local calmo, com um bom livro e saboreiem uma refeição leve, ou podem dar um passeio num jardim ou na praia quando a meteorologia o permite. Não vale a pena passar horas no emprego para poder ter dinheiro para comprar mais um telemóvel, um carro igual ao do vizinho ou roupas "de marca" (adoro esta expressão, é tão suburbana). Estamos de passagem por este planeta, esta vida, e quando partirmos, não levamos nenhum bem material connosco, mas levamos todo o amor que por cá vivemos.
Há muito que sou adepta do slow living, uma forma de estruturar a nossa vida em torno de algo com significado e que nos preenche. Dar prioridade a uma qualidade de vida. O desejo de viver uma vida mais equilibrada e alcançar uma sensação de bem estar e de "mindfulness".
Viver melhor, viver zen. Relativizar, fazer as coisas com calma, não querer fazer 10 tarefas ao mesmo tempo, apagar a televisão, ler um livro, brincar com os filhos, passear os cães na praia, tornar o quotidiano mais leve, abrandar o ritmo para ter tempo de olhar em redor e ver verdadeiramente quem e o que nos rodeia. É um modo de vida muito interessante. Experimentem e vão ver que vão passar a ter tempo.






terça-feira, 4 de novembro de 2014

Chef en cuisine # 76 - Pumpkin spice latte

Halloween passou, e foi bem divertido, com o meu pimpolho disfarçado de morcego. Quem segue o meu Instagram (@annabelle_madeira) pôde confirmar o quão fofo ele ficou. Mas não podia deixar de partilhar esta receita, seria puro egoísmo. E em vez de bebericar aquele pumpkin latte da marca americana que invadiu o mundo, que muitos bebem, mas ninguém sabe ao certo o que lá está dentro, façam este, vão adorar, garanto.

Pumpkin spice latte



Para o "sirop" de abóbora
Ingredientes:
*25 gr de abóbora
*20cl de água
*60gr de fructose
*1 vagem de baunilha
*1 colher de café de canela em pó
*1 colher de café de gengibre em pó
*1 cravinho
*1 colher de café de nóz moscada em pó
*1/2 colher de café de pimento de Espelette em pó
*2 pitadas de sal

para 1 chávena de latte:

*25cl de leite de arroz
*60ml de café "expresso" da vossa marca preferida
*4 colheres de sopa do "sirop" de abóbora previamente feito
*Chantilly (eu fiz com natas de arroz, mas quem quiser, pode fazer com natas normais)
*nóz moscada, gengibre, pimento de Espelette, canela em pó (para polvilhar no topo da chantilly)

Preparação:

*1ª etapa:
Para efectuar o "sirop" de abóbora: abrir a vagem de baunilha ao meio no sentido do comprimento e retirar os grãos. Numa caçarola, misturar todos os ingredientes deixando o cravinho inteiro e a vagem de baunilha. Colocar ao lume até ferver e deixar durante 10 a 15 minutos para que o líquido se evapore. Retirar do lume e deixar arrefecer, retirar a vagem de baunilha e o cravinho antes de utilizar para fazer o latte.

*2ª etapa:
*preparar o latte: fazer o café e aquecer o leite de arroz. Numa chávena grande, colocar o "sirop" de abóbora, por cima o café acabado de fazer e bem quente. Adicionar o leite de arroz, também bem quente.

Para finalizar:
*cobrir com o chantilly e polvilhar as especiarias em pó no topo.
Este latte deve ser bebido bem quente.





Bon appétit!!