sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Saint Nicolas


 
Saint Nicolas / São Nicolau
 
Hoje é dia de São Nicolau, e apesar de eu já não ser uma criança, continuo com uma alma de 5 ou 6 anos;)
Sempre gostei do Natal, dos preparativos, das decorações, dos bolos e biscoitos no forno, das meias penduradas na lareira, das velas, das luzes na árvore de Natal, das músicas, dos sorrisos, dos cheiros a canela..., mas é inevitável, conforme vamos crescendo, o mundo vai perdendo o seu encanto e acabamos por não sentir aquele entusiasmo que tínhamos em crianças. Mas como a vida é muito bem feita, quando há miúdos na família, temos a felicidade de voltar a viver momentos que pensávamos esquecidos para sempre. E este ano, tenho a enorme sorte de voltar a sentir aquela alegria que se sente no fundo do peito, tudo graças ao meu pequeno duende Lucas, que espera pelo seu dia. Este ano o dia de São Nicolau tem outro significado.
Bom dia de São Nicolau para todos vós, desejo que também tenham nas vossas vidas, todo este amor que sinto dentro de mim. 



Na noite de 5 para 6 de Dezembro, São Nicolau passa pelas casas para oferecer às crianças bem comportadas, guloseimas (frutos secos, tangerinas, bolos, bombons, chocolates e principalmente enormes "pain d'épices" (pão de especiarias, doce), representando o santo bispo). Em certas casas que se inspiram desta tradição, este acaba mesmo por substituir o Pai Natal, e é ele que traz os presentes.
 
 
 
 

21 comentários:

  1. Ora aqui está uma coisa que eu não sabia :). Bom dia de São Nicolau para ti também ;)

    ResponderEliminar
  2. Já conhecia esta tradição, porque no ano em que vivi em Cambridge, tinha como vizinha uma alemã que nos ofereceu chocolates e um lindo postal nesta data. Um bom dia de são Nicolau para ti tb e para o Lucas! Bjo

    ResponderEliminar
  3. este ano também tenho a alegria de ter a minha baby comigo, tão bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, é mesmo mágico. Como é que seres tão pequeninos, (e o meu ainda está por nascer), conseguem dar um significado à vida tão diferente daquele que tínhamos antes :)

      Eliminar
  4. Que giro, bem poderia passar cá em casa!!
    Tem uma boa noite ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora que já conheces o São Nicolau, é só uma questão de o fazer entrar em tua casa. Para o ano, já sabes, vais festejar o dia de São Nicolau, e nesse dia a tradição é oferecer um presente ou uma lembrança aos familiares mais próximos ;)
      Boa semana

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Obrigada Nina, espero que o teu dia também tenha sido bom :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Que giro não sabia deste Dia do São Nicolau! Mas gostei bastante de saber... Tudo o que mete amor e doces... :D E ia, precisamente, dizer que este ano com o teu pequeno grande amor, Lucas, tudo volta a ter o mesmo encanto. Mas tu disseste-o logo e muito bem. :) Um grande beijinho para os dois***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Obrigada, e beijinhos grandes para ti e para o Alfredo ;)
      Para o ano tens de festejar a S. Nicolau e oferecer um ossito ao Alfredito :)

      Eliminar
    2. Ele recebe muitos miminhos todos os dias ;) Ossinhos, beijinhos, roupinhas que o aquecem, mantinhas, peluches, bolas... É um verdadeiro princepe mimado :)

      Eliminar
    3. Sim, isso eu sei, mimos e amor não lhe devem faltar. Basta ver as primeiras fotos dele, quando o adoptaste, e ver as de agora, para confirmar que não lhe falta nada :)

      Eliminar
  7. Défilé de la Saint-Nicolas dimanche : nous nous préparons à recevoir une pluie de bonbons !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C'est genial. Je me souviens encore de la Saint Nicolas de mon enfance :)

      Eliminar
  8. Não sabia deste dia, que giro.
    Eu gosto do natal, gosto de estar com a família e comer coisas boas, gosto de partilhar miminhos feitos por mim. Mas este ano ainda não me sinto muito natalícia.
    Adorei os palmiers de sardinha, belo petisco!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o ano já podes festejar, e em termos de culinária, é tradição neste dia fazer biscoitos de pain d'épices (pão de especiarias), é uma forma de entrar devagarinho na quadra natalícia. O espírito do natal este ano também está a baixar devagarinho em mim, mas isso é porque no ano passado lembro-me de fazer as decorações com a Margot a fazer das suas de cada vez que eu olhava para o lado e este ano ela não está cá, o que torna tudo mais difícil. Mas tenho o Lucas a fazer-me companhia.
      Beijos.

      Eliminar
  9. Que engraçado. Quando há miúdos é sempre mais divertido!

    ResponderEliminar
  10. Sou como tu, adoro esta época. Principalmente pelo que ela representa. Adoro o facto de estar com a família, embora nos reunimos como muita frequencia pq somos bastante unidos.

    Bj linda!

    ResponderEliminar
  11. Não sou louca pelo Natal, mas se mete coisas guloseimas estou dentro :P

    estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com

    ResponderEliminar

Comentários? Só se forem inteligentes ou pertinentes, se não for o caso...NEXT!